Vídeos Premiados
Júri Popular
Tábua de Pitágoras
Adriana Pinho.
Colégio Magno/Mágico de Oz.
No vídeo, a Profa. Adriana traz a Tábua de Pitágoras (também conhecida como tabela de multplicações) para apresentar formas interessantes de explorar relações multiplicativas e construir resultados por meio da comparação entre as tabuadas. Também menciona brevemente algumas regularidades dessa tábua, que se apoiam em propriedades das operações (simetria, quadrados perfeitos). Destaca-se, com isso, a pertinência do uso desse recurso para o desenvolvimento de habilidades específicas e uma oportunidade para apropriação/sedimentação do conceito de multiplicação. Esse encaminhamento favorece ainda o desenvolvimento de procedimentos de cálculo mental.
Júri Técnico
Jogo com as 4 operações
Erimatenes Batista Maia.
EMEF Prof. Jorge Augusto de Camargo.
Neste vídeo, o Prof. Erimatenes apresenta, de forma clara e detalhada, a proposta de uso de um jogo direcionada a alunos(as) do 6o. ano do Ensino Fundamental. Nesse jogo, os(as) estudantes devem elaborar expresões numéricas com os números obtidos nos dados, obtendo os valores desejados dispostos no tabuleiro. O objetivo é criar um contexto em que os(as) estudantes possam se apropriar de conceitos e propriedades das quatro operações básicas. Com isso, os(as) alunos(as) são estimulados a pensar ao jogar, descobrindo relações, formulando questões, fazendo estimativas e desenvolvendo o cálculo mental.
Matemática: simetrias, mosaicos e afins
Ernani Nagy de Moraes.
EA-FEUSP.
A natureza e as criações humanas podem nos inspirar na apreeensão do conceito de simetria. Na pintura, na escultura, na música, na dança, em todas essas manifestações, são inúmeras as possibilidades de trabalhos interdisciplinares, ligando a Matemática às demais disciplinas do currículo escolar. Neste vídeo, são dados exemplos de trabalhos, como a criação de mosaicos, e também exemplos de livros para uso em sala de aula e para a formação do(a) professor(a), visando explorar as ideias de simetria e assimetria. São mostradas, ainda, obras do holandês M.C. Escher e do brasileiro Rubem Valentim.
Elefantinho Geométrico
Isabelle Baida Beccari, Thais Chen e Myung Hi Lee
Graduanda IME-USP, Graduanda IME-USP e E.E. Ceciliano José Ennes.
"Como ensinar matemática para crianças em tempos de pandemia? Como tornar as aulas interessantes e divertidas?" Essas foram algumas das questões sobre as quais as estudantes Isabelle Baida e Thais Chen, licenciandas do IME-USP, refletiram durante seu estágio supervisionado em parceria com a professora Myung Hi Lee da E. E. Ceciliano José Ennes. Neste vídeo, elas apresentam um pouco das principais conclusões acerca de suas experiências e uma das atividades desenvolvida com as crianças: a brincadeira "Elefantinho Geométrico", pensada para ser dinâmica e divertida, fazendo com que as crianças se movimentem e aprendam geometria brincando!
Júri Popular
A ludicidade na descoberta de padrões
Erimatenes Batista Maia.
EMEF Prof. Jorge Augusto de Camargo.
O prof. Erimatenes apresenta neste vídeo uma proposta de ensino para o tópico de sequências e padrões, utilizando o jogo Posições Vencedoras, adequada aos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo principal é promover o estudo de sequências, padrões e regularidades utilizando um recurso lúdico. Explorando as variações do jogo e investigando as respectivas posições vencedoras, os(as) discentes são motivados a realizar generalizações, descobrir padrões e expressá-los matematicamente aperfeiçoando, assim, o domínio no uso de letras e o desenvolvimento do pensamento algébrico.
Júri Técnico
Desenho, Descrição, Interpretação de Figuras Geométricas
Edilsa Maria Dias Alvim
Neste vídeo, a profa. Edilsa propõe que alunos(as) dos anos finais do Ensino Fundamental desenhem uma figura geométrica conforme critérios estabelecidos; após, redijam uma descrição do que construíram. Depois, descrições são trocadas e cada aluno(a) reproduz a figura do(a) colega, seguindo a descrição recebida. Por fim, abre-se espaço para compararem as figuras. Além de conceitos geométricos, na devolutiva destaca-se a importância da clareza nas falas, escritas e atitudes, pois a interpretação é do outro. Finalmente, há possibilidades para estender a discussão, pois esses aspectos devem ser contemplados também nas relações sociais com a família, amigos e nas redes sociais.
Among Us da Matemática
Fernanda Veloso Saraiva da Silva
Já pensou em ensinar Matemática jogando "Among Us"? Neste vídeo, a profa. Fernanda discute como incorporou este jogo numa aula sobre simplificação de frações algébricas. A docente elaborou um roteiro que serviu como instrumento de acompanhamento e de avaliação da aprendizagem, uma vez que o impostor e sua equipe eram responsáveis por, propositalmente, errar cálculos enquanto outra equipe deveria conferir e identificar tais erros. Desse modo, os estudantes foram inseridos num contexto de trabalho colaborativo, valorização do diálogo e de elaboração coletiva de estratégias.
Júri Popular
Matemática Inclusiva
Matheus Maia Roque e Joice Farias Assis Zattera.
E.E. Lino Villachá e E.E. Lino Villachá.
O vídeo Matemática Inclusiva constitui-se de uma descrição do processo metodológico de uma aula de matemática desenvolvida para alunas da educação especial do Ensino Médio durante a pandemia do Covid-19. Nesta aula, o objetivo é o desenvolvimento da habilidade de elaboração de gráficos de funções polinomiais de 1° grau utilizando o Geogebra. A aula foi realizada na Escola Estadual Lino Villachá, na cidade de Campo Grande/MS, pelo professor de Matemática regente Matheus Roque e pela professora de apoio Joice Farias.
Júri Técnico
Jogos para o Ensino de Matemática
Ernani Nagy de Moraes.
EA-FEUSP.
Neste vídeo, o professor Ernani trata da importância do uso de jogos em sala de aula, incluindo o Ensino Médio, que geralmente tem esse tipo de estratégia metodológica deixada de lado. Como exemplos, um jogo de tabuleiro sobre logaritmos e o uso de jogos eletrônicos para modelagem matemática são apresentados. São indicados, ainda, alguns livros para o aperfeiçoamento de professores(as).
Estatística e Sustentabilidade
Rosana Maria Luvezute Kripka e Gelson Berlatto Moreira.
UPF.
Para trabalhar Estatística na 3º série do Ensino Médio, os professores Gelson e Rosana apresentam uma abordagem envolvendo o tema Sustentabilidade. Foi elaborada por um grupo de professores e de licenciandos em Matemática vinculado ao projeto de extensão “Formação Continuada de Professores de Matemática” da Universidade de Passo Fundo (UPF). O grupo construiu uma proposta didática que oportuniza ao(à) aluno(a) se colocar como protagonistas de seu próprio aprendizado, por meio de coleta de dados e de reflexões sobre a realidade do descarte de resíduos sólidos. Os conceitos matemáticos são trabalhados por meio de problemáticas advindas desse cenário, tendo em vista a promoção da aprendizagem significativa.