Dicas para Gravação de Vídeos




- Um dos critérios de avaliação é a clareza da sua proposta, dessa forma, busque reunir suas ideias e produzir um roteiro para que você exponha, de forma clara e objetiva, a sua prática de Ensino de Matemática.

- Para a gravação dos vídeos, dê preferência às câmeras traseiras de celulares ou tablets, pois, normalmente, elas possuem uma qualidade de imagem superior à das câmeras frontais ou à das que vêm em notebooks. Além disso, certifique-se de que a lente de sua câmera esteja limpa.

- Tente encontrar um local com pouco barulho externo, o barulho de TV, trânsito, animais e até de outras pessoas pode interferir muito na qualidade do áudio do seu vídeo fazendo com que fique difícil compreender o que está sendo dito. Para garantir uma boa gravação, tente gravar sozinho em uma sala e usando um fone de ouvido para melhorar a captação da sua voz.

- Tenha uma boa iluminação. Utilize a iluminação natural do sol para gravar seu vídeo. Procure filmar em um ambiente com o fundo neutro como uma parede lisa ou uma estante, de modo que você seja o foco. Além disso, utilizar uma cor de camiseta (evite a cor branca) que contraste com as cores do cenário é uma boa ideia.

- Além de uma boa iluminação, fique atento ao enquadramento do seu vídeo. Você pode ajustar a altura da sua câmera com um tripé ou uma pilha de livros ou de cadernos. Se você tiver uma pessoa para ajudar na gravação, uma dica é que essa pessoa grave utilizando as duas mãos e que utilize algum apoio para seus braços, por exemplo, uma cadeira. Dessa maneira, obtém-se uma melhor estabilidade de gravação evitando movimentos bruscos.

- Grave os seus vídeos com o seu aparelho na horizontal. Além disso, ao filmar, procure olhar diretamente para a câmera, pois dessa foram você criará a sensação de estar olhando nos olhos do telespectador.

- Fique atento à bateria e ao armazenamento de seu dispositivo de gravação. Grave com a bateria completa e, se possível, conectado ao carregador. Além disso, desabilite as notificações do seu aparelho uma vez que elas podem atrapalhar a sua filmagem.

- Fique atento aos arquivos de mídia que forem inseridos em seu vídeo para que eles não violem os direitos autorais de uma produção. Em páginas como o Pixabay, ou até mesmo o próprio Google e Youtube, você tem opções para encontrar documentos sem direitos autorais.

- Seja criativa(o) e desperte a curiosidade sobre sua proposta. Certifique-se de falar pausadamente para que o espectador consiga compreender a sua mensagem.