Vídeos Premiados
Júri Popular
Aprendendo SUDOKU com a Matemática, o Inglês e a Educação Física
Profa. Daniela Orlandi Fernandes Munno
Coautoras: Profa. Renata Marta Pereira; Profa. Viviane de Carvalho Rezende Custódio
Escola Estadual Profa. Elydia Benetti (São Carlos/SP, 1º ano)
Percebendo a dificuldade da turma com o raciocínio lógico e observando o encantamento que a Matemática exerce em todos nós, resolvemos atrelar o interesse dos(as) alunos(as) pelos jogos, pelo inglês e proporcionar uma vivência divertida e prazerosa dentro da Matemática. A professora regente da sala explicou como são as regras do Sudoku e ensinou a atividade na prática. A professora de Educação Física trabalhou sobre o conceito de jogos e a necessidade de seguir as regras neles presentes. A professora de Inglês deu oportunidade para os alunos praticarem o jogo em sua aula e conectou a atividade aos conteúdos que desenvolve na disciplina de Língua Inglesa.
Menção Honrosa
Jogando com a Matemática
Profa. Maria do Carmo Alecrim Ramos
Coautores: Prof. Alexandre Gomes Soares; Profa. Euslália Emília Pereira da Silva; Prof. Lucas Duarte
Escola Municipal Profa. Maria Mazarello (Belo Horizonte/MG, 5º ano)
De acordo com o material pedagógico da Prefeitura de Belo Horizonte, o jogo certamente é uma atividade presente em todas as civilizações e vem sendo utilizado de diversas formas, atendendo a diferentes objetivos. O uso pedagógico de jogos na escola tem apresentado resultados significativos na aprendizagem dos estudantes. Acredita-se que o trabalho com jogos nas aulas de Matemática, na perspectiva metodológica da resolução de problemas, auxilia o desenvolvimento de habilidades, pois possibilita a busca de suposições, a reflexão, a tomada de decisões, a argumentação e a organização, mobilizando formas matemáticas de pensar. Neste contexto, desenvolvemos um projeto com o uso de jogos em sala de aula, com o intuito de que o(a) estudante goste da Matemática e a compreenda de uma maneira mais natural. Antes de iniciar cada jogo, os estudantes são divididos em duplas ou grupos. Em seguida, as regras do jogo são explicadas detalhadamente, mostrando que a organização é um princípio básico da Matemática. Após o conhecimento das regras, os(as) alunos(as) iniciam o jogo, exercitando, assim, a criação de estratégias para vencer através da observação, análise, suposição e tentativa.
Fonte: MINAS GERAIS. Cadernos do EdMat – Ensino Fundamental. Volume I – Jogando com a Matemática. Belo Horizonte: CAPE/GCPF SEMED, 2008.
Júri Popular
Prevenção ao Uso de Drogas nas Aulas de Matemática
Prof. Ernani Nagy de Moraes
Escola de Aplicação da FE-USP (São Paulo/SP, 6º ao 9º ano)
O álcool, o tabaco e outras drogas estão fortemente presentes em nossa sociedade. É papel dos mais diversos segmentos, em especial da escola, alertar crianças e adolescentes para os males que as drogas podem causar. Neste vídeo, veremos que é possível inserir atividades de prevenção às drogas nas aulas de Matemática, dentro dos mais diversos conteúdos programáticos, tais como números positivos e negativos, proporção e estatística. Melhor ainda se tais atividades estiverem contextualizadas, dentro de diversas disciplinas do currículo escolar. Ou, também, relacionadas com um projeto ou programa de prevenção às drogas na escola, com atividades mais frequentes. É citado, no vídeo, o Programa EAPREVE da EA-FEUSP. Sites, cursos e livros são recomendados, bem como cursos para formação geral em prevenção às drogas.
Júri Técnico
Introdução de Sólidos geométricos por meio do CUBEECRAFT
Prof. Henrique de O. Soares
Coautora: Priscila Roberta da Silva
Escola Sandoval Soares de Azevedo, Fundação Helena Antipoff (Ibirité/MG, 6º ano)
O vídeo apresenta uma prática desenvolvida com 4 turmas do 6° ano do Fundamental; é explicado passo a passo como desenvolver esta prática e os conceitos geométricos que podem ser abordados com a mesma.
Super Trunfo dos Deuses com Frações
Prof. Luiz Fernando G. Pimentel
Centro de Ensino São José (São Paulo/SP, 6º e 7º anos)
Este vídeo mostra uma prática pedagógica interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de História e Matemática, voltada para o 6º ano do Ensino Fundamental. É apresentado um jogo, um super trunfo da mitologia grega que envolve o conteúdo de frações, mais especificamente comparação entre frações. Deste modo, pode-se trabalhar o conteúdo de História (Mitologia Grega) junto do conteúdo de Matemática (frações). Ao final do vídeo, mostra-se que além da mitologia grega, já foi feita uma adaptação deste jogo para trabalhar o conteúdo das religiões de matrizes africanas que também é parte do conteúdo do 6º ano em História.
Prevenção ao Uso de Drogas nas Aulas de Matemática
Prof. Ernani Nagy de Moraes
Escola de Aplicação da FE-USP (São Paulo/SP, 6º ao 9º ano)
O álcool, o tabaco e outras drogas estão fortemente presentes em nossa sociedade. É papel dos mais diversos segmentos, em especial da escola, alertar crianças e adolescentes para os males que as drogas podem causar. Neste vídeo, veremos que é possível inserir atividades de prevenção às drogas nas aulas de Matemática, dentro dos mais diversos conteúdos programáticos, tais como números positivos e negativos, proporção e estatística. Melhor ainda se tais atividades estiverem contextualizadas, dentro de diversas disciplinas do currículo escolar. Ou, também, relacionadas com um projeto ou programa de prevenção às drogas na escola, com atividades mais frequentes. É citado, no vídeo, o Programa EAPREVE da EA-FEUSP. Sites, cursos e livros são recomendados, bem como cursos para formação geral em prevenção às drogas.
Júri Popular
Matemática fora dos livros
Profa. Gisele Pampanini Dias
Colégio Embraer Juarez Wanderley (São José dos Campos/SP, 2ª série)
Matemática fora dos livros é um projeto composto por subprojetos desenvolvidos no decorrer de 2021 com alunos da 2ª série do Ensino Médio com objetivo de contribuir para a formação do senso crítico e analítico dos alunos, além de desenvolver o pensamento científico. Como forma de colaborar na construção de sentido dos conteúdos escolares, a ideia foi complementar o conteúdo proposto pelo sistema apostilado, relacionando conteúdos acadêmicos com diversão, uso de tecnologia, formação e discussão de dados. Dentre os conteúdos, foram trabalhados: função trigonométrica, matrizes, probabilidade, números binários, letramento estatístico, funções lineares, leitura e elaboração de gráficos e escrita de relatórios.
Júri Técnico
Dragão da Inflação
Profa. Maria Aparecida de Jesus Salgado
Coautor: Prof. Emmanuel Felipe do Nascimento
E.E. Cyro de Barros Rezende (Valinhos – SP, 1ª, 2ª, 3ª séries)
O vídeo descreve a implementação da Eletiva "Dragão da Inflação" durante o 2º semestre de 2021. Além disso, procura identificar momentos de discussões frutíferas acerca da temática inflação, o que envolve sua definição, cálculo da sua taxa para determinados bens de consumo e, por fim, sua representação gráfica.
A Matemática em Estudos do Meio
Prof. Ernani Nagy de Moraes
Escola de Aplicação da FE-USP (São Paulo/SP, 1ª série)
O Estudo do Meio é uma potente metodologia para o ensino de todas as disciplinas do currículo, incluindo a Matemática. Neste vídeo, veremos a definição de Estudo do Meio, a base teórica que o fundamenta e os passos para a efetivação desta metodologia. Além disso, teremos exemplos de Estudos da Escola de Aplicação da FEUSP, em que a Matemática esteve presente. Em especial, no 1º ano do Ensino Médio, em uma atividade em parceria com a Biologia, onde as ferramentas matemáticas foram essenciais para responder questões referentes à Ecologia.
Matemática fora dos livros
Profa. Gisele Pampanini Dias
Colégio Embraer Juarez Wanderley (São José dos Campos/SP, 2ª série)
Matemática fora dos livros é um projeto composto por subprojetos desenvolvidos no decorrer de 2021 com alunos da 2ª série do Ensino Médio com objetivo de contribuir para a formação do senso crítico e analítico dos alunos, além de desenvolver o pensamento científico. Como forma de colaborar na construção de sentido dos conteúdos escolares, a ideia foi complementar o conteúdo proposto pelo sistema apostilado, relacionando conteúdos acadêmicos com diversão, uso de tecnologia, formação e discussão de dados. Dentre os conteúdos, foram trabalhados: função trigonométrica, matrizes, probabilidade, números binários, letramento estatístico, funções lineares, leitura e elaboração de gráficos e escrita de relatórios.
Menção Honrosa
Práticas com a EJA por meio da produção de Performances Matemáticas Digitais
Prof. Eduardo dos Santos de Oliveira Braga
IFRJ – Campus Duque de Caxias – EM técnico integrado EJA, curso de Manutenção e Suporte em Informática (MSI)
O vídeo apresenta uma prática de Ensino de Matemática com estudantes do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos por meio da produção de uma Performance Matemática Digital denominada de Linha Matemática Direta – A Matemática da fome. Motivadas pelo aumento dos preços dos alimentos que compõem o prato do dia a dia do cidadão e da cidadã brasileira, estudantes da EJA, por meio do programa “Linha Matemática Direta”, denunciam, no episódio “A Matemática da fome”, a problemática social da fome que tem assolado muitas famílias, especialmente em tempos de pandemia de COVID-19 com a escancarada desigualdade social. Utilizando-se da Matemática, como regra de três, porcentagem, tabela e tipos de gráfico, objetiva-se, com essa prática, criar um alerta sobre o tema e estimular a reflexão crítica da audiência.
Raciocínio Lógico em Jogos Matemáticos
Profa. Simone Lazzari
Escola de Educação Básica Ruth Lebarbechon (Água Doce – SC, 1ª e 2ª séries)
Neste vídeo, a Profa. Simone relata como foram as aulas do componente curricular eletivo de Jogos de Raciocínio Lógico Matemático de forma remota. Descreve os aplicativos utilizados para poder proporcionar interatividade com os alunos, mesmo que de forma online. É possível visualizar as formas de avaliação nas atividades propostas. A professora ressalta a utilização de materiais recicláveis para a produção dos jogos utilizados nas aulas, tanto nas produções em casa, quanto nas aulas presenciais. Durante as aulas, os alunos conseguem desenvolver habilidades de colaboração, responsabilidade, empatia, investigação dentre outras, assim como aprenderam o uso correto de novas tecnologias.